sexta-feira, 23 de julho de 2010

O sistema de saúde na Suíça

O sistema de saúde na Suíça baseia-se através de um sistema de seguros no qual todos os cidadãos são obrigados por lei a adquirir um, previsto pelo Acto Federal da Saúde. Enquanto que o seguro é subsidiado pelo governo, sobretudo para os mais pobres, os suíços pagam uma larga percentagem dos prémios do seu seguro de saúde. O governo paga 25 % dos prémios enquanto os cidadãos pagam o resto. No entanto, o Estado é muito severo no que aplica a cobertura dos seguros sendo proibida a rejeição de uma cobertura a nenhum cidadão; exige que todos os preços dos mesmos sejam publicados.

Em 2005, a esperança média de vida era de 79 anos para os homens e 84 para as mulheres, colocando o país em terceira posição no grupo dos países europeus em termos de esperança de vida. A qualidade de vida reflecte-se na esperança de vida em boa saúde de 71 anos para os homens e 74 para as mulheres. A taxa de natalidade, está registada nos 9,62 nascimentos por cada 1000 habitantes, equanto que a taxa de mortalidade fica-se pelos 8,54 falecimentos por 1000 habitantes.
Em termos de doenças, as mais frequentes são as de origem cardiovascular que representam 37% dos falecimentos, seguidos pelos vários tipos de cancro que registam 25% dos falecimentos no país. Em 2001, a taxa de infectos com SIDA era de 0,4 % representado 13000 pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário