sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Alessandro Moissi - Morcote-Tessin Suiça

Alessandro Moissi isso com o seu nascimento, foi o quinto filho do rico empresário albanês Konstantin Moisiu e Amalia Trieste Rada, nasceu em Trieste (então Áustria-Hungria) e dividiu sua infância entre a cidade de sua mãe, e Durres, uma cidade de seu pai. Por um período ele estudou em Graz

Aos 19 mudou-se para Viena para estudar a voz, mas depois de um ano o local foi revogada. Então começou a fazer experiências com o teatro, onde, no entanto - por causa de seu forte sotaque italiano - foi relegado a papéis marginais. Durante uma apresentação da trufa Molière foi anotado para o seu rosto, por Josef Kainz, que interpretou o protagonista. Ele aconselhou o diretor do teatro, Paulo Schlenther, para refiná-lo, chamando o ator de futuro. Foi assim que durante dois anos (1901-1903), ele aperfeiçoou a Moissi Neue Deutsche Theater, em Praga.

Em seguida, mudou-se para Berlim, onde Max Reinhardt queria com ele no Deutsches Theater. Levou tempo para Moissi capaz de se afirmar, mas Reinhardt insistiu ele, dando-lhe um papel importante, apesar da meta crítica para o seu sotaque italiano.

Mas foi seu sotaque, que é recitado na música, o que - ao longo do tempo - o impacto sobre o público, o poeta Franz Werfel chamou um mago, de Stefan Zweig e sua voz era música, Klabunde e Gerhart Hauptmann magnificarono ele, enquanto Franz Kafka escreveu sobre ele em seu diário.

Logo se tornou uma verdadeira estrela do palco, e um dos mais conhecidos e mais bem pagos atores do teatro de seu tempo. Em 1914 ele começou um voluntário para a Guerra Mundial, o exército alemão, enquanto que em 1918 ele vinculados por algum tempo a Liga Spartacus.

Depois da guerra, ele continuou sua carreira, principalmente com longas turnês no exterior, raramente volta a Berlim, onde seu estilo de atuação era considerada ultrapassada e inadequada para os novos desenvolvimentos no teatro, expressionismo, bem como o teatro político de Bertolt Brecht e Erwin Piscator.

Ele deixou a Alemanha em 1933.

Morreu em Viena, Março 23, 1935, na sequência de uma pneumonia em Itália, onde estava em turnê e tentar uma comédia escrita para ele por Luigi Pirandello, traduzido por seu amigo de Stefan Zweig, não é conhecido como [1]. Em seu leito de morte chegou a oferecer a ele a partir de Roma para a cidadania italiana, mas muito antes que ele foi rei Zog I da Albânia para dar cidadania albanês para Moissi, mas o ator morreu antes que pudesse concluir o procedimento.

A tumba de um Moissi MorcoteÈ sido enterrado no cemitério de Morcote, na Suíça.

Casou-se duas vezes: primeiro com a Maria vienense Moissi, junto inaugurada em Berlim na escola Moissi Maria, e tiveram uma filha, Bettina, na sua vez, tornou-se uma actriz, a segunda em 1919, com 'atriz Johanna Terwin.

Film carreira [editar]
Moissi também atuou em onze e dois filmes mudos, com som, entre 1913 e 1935:

1913 Estudante de Praga, com Paul Wegener
1913 Meier Helmbrechts Flucht und Ende
1913 Das Schwarze Los
1913 Die Augen des Ole Brandis (Ole Brandis jogou o protagonista, um jovem pintor)
1915 Kulissenzauber
1915 Einziger Sein Sohn
1918 Pique Dame, com Johanna Terwin
1918 Der Ring der Drei Wünsche
1919 Erborgtes Glück, com Käthe Dorsch
1919 Der Junge Goethe (Der Sohn der Götter) com Käthe Dorsch (como Goethe)
1919 Zwischen Tod und Leben, Maria Zelenka
1920 Figaros Hochzeit com Hella Moja, Eduard von Winterstein, Schwarz Vera, Welcker Gertrude (no papel de Figaro)
1920 Die Nacht der Königin Isabeau, dirigido por Robert Wien, Kortner Fritz (no papel do rei Charles VI)
Kean 1921, com Heinrich George, Camilla Horn
1929 The Royal Box (E.U.A.), Camilla Horn (no papel de Edmund Kean)
1935 Lorenzino de 'Medici (The Magnificent Rogue) (E.U.A.), no papel de Lorenzino de Médici
1935 Barcarolle com Lída Baarová, Willy Birgel

Moissi, Alessandro



Nasçeu a 2/4/1879 em Trieste gest.
Morreu a 23.3.1935 em Viena
Ator austríaco, o mais famoso e melhor pagos atores de teatro de seu tempo, ao mesmo tempo, o filho de um empresário albanês e uma mãe italiana foi em 1898, primeiro como um extra, em Viena, onde foi descoberto por Joseph Kainz e Schlenther P., foi realizada em Praga, em seu primeiro papel. Max Reinhardt trouxe para o teatro alemão e construiu-lhe uma estrela; Moissi foi rapidamente audiência peças favoritas de Hofmannsthal e Ibsen, e como Fausto e Hamlet, levando-Kerr como "Hamletino" ridicularizados. Franz Werfel chamou um mago, Franz Kafka foi encantado por Stefan Zweig e sua voz era música. 1914 como voluntário, do lado alemão, ele foi preso, temporariamente fechada em 1918 para o rebelde Spartacus. Em 1920 ele foi o primeiro Todo mundo no Festival de Salzburgo, digressões levaram-no a Nova York, Moscou, Paris, Londres, o mundo de Buenos Aires, Rio de Janeiro e em toda a Europa - com mais de 1.500 apresentações. Moissi levou uma vida agitada, e ruinosa e foi considerado um mulherengo. Em 1933 ele deixou a Alemanha. Ele morreu invalidada por uma tour de Itália, entre os disparos e os ensaios de Pirandello e por escrito para ele por seu amigo de Stefan Zweig, traduzida pedaços, e sua última aparição foi a de Fyodor em Tolstoi, o cadáver vivo, que ele dirigiu em 1913 desempenhado por Reinhardt tinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário