Papa lembra "emoção" que sentiu em Fátima
Bento XVI disse hoje, domingo, ter sido "emocionante" ver a multidão que se reuniu à sua volta em Fátima, a 12 e 13 de Maio, durante a sua "intensa peregrinação" a Portugal na semana passada.
"Foi emocionante para mim ver, em Fátima, a imensa multidão que na escola de Maria rezou pela conversão dos corações", disse o papa perante dezenas de milhares pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante a oração de domingo do "regina coeli".
Bento XVI agradeceu "à Virgem Maria", que pode "venerar no santuário de Fátima, pela sua protecção materna durante a intensa peregrinação cumprida em Portugal"
Sem nunca ter falado em português, o papa voltou ao tema da viagem, já em francês, convidando todos, "em particular os padres" a colocar a sua confiança "na intercessão da Virgem Maria".
Bento XVI deverá voltar a falar da sua viagem a Portugal na próxima audiência pública, no Vaticano, que tem lugar na quarta-feira.
O papa esteve em Portugal durante quatro dias, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
Nos diversos momentos de intervenção em Portugal, deixou algumas mensagens, tendo o primeiro dia ficado marcado pelas declarações que fez ainda no avião que o levou de Roma a Lisboa a propósito dos escândalos de pedofilia que têm afectado a Igreja Católica.
Segundo o papa, a "maior perseguição à Igreja" não vem de "inimigos de fora, mas nasce do pecado na Igreja".
Ainda nesse dia, referiu-se ao centenário da República Portuguesa, afirmando que a viragem republicana, operada há cem anos, abriu na distinção entre a Igreja e o Estado, um espaço novo de liberdade para a Igreja".
O encontro com o "mundo da cultura", em Lisboa, a condenação do aborto e a defesa do casamento heterossexual, em Fátima, e a grande e festiva mobilização de fiéis que conseguiu no Porto foram outros momentos que marcaram a visita de Bento XVI a Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário