Atribuir um conceito à palavra amizade é, para mim, algo complexo.
Por vezes damos conta que somos capazes de fazer coisas por um amigo,
que não faríamos por um parente.
Talvez pelo facto de que as amizades são por nós escolhidas, não nos sendo impostas... ao contrário da consanguinidade, que nem sempre pode significar afinidade.
Mas, nem todas as pessoas conseguem desenvolver dentro de si o sentido de amizade, na sua real acepção.
Dizem-se amigos... chegam a prestar alguns favores, mas se for preciso algum sacrifício de sua parte em benefício de algum amigo, delicadamente fazem uso da magia e... puftttt... desaparecem!.
É muito fácil ser amigo nas horas de festa... nas farras... quando tudo está bem. Principalmente quando estamos bem, felizes, "de bolsos recheados"... temos amigos às palletes.
Ele é só palmadinhas nas costas e protestos de amizade sempre.
Mas, se a situação muda... Podemos esquecer.
Os que ficam? Esses sim, amigos!
É preciso ter um coração e uma alma muito bela para poder sentir dentro de si a disponibilidade de receber a amizade.
Para que haja amizade, é preciso que exista afinidade.
As pessoas precisam "dizer-se" algo, ter algum ponto em comum. É preciso que haja diálogo, muito entendimento, para que esse sentimento cresça.
É muito mais fácil apaixonar-se por alguém, do que ser seu amigo.
Para apaixonar-se, basta sentir uma atração muito forte, seja pelo físico, seja pela alma... enfim, houve um ponto forte de atração que chegou a despertar a paixão. Ela sempre vem forte, intensa, só nos deixa ver as qualidades da pessoa amada. Se alguém nos aponta defeitos, seremos capazes de desistir de tudo com a maior das facilidades.
Já a amizade chega e vai-se instalando.
Por vezes não sabemos porquê, mas vamos sentindo uma simpatia forte por determinadas pessoas. Essa simpatia, vai se transformando em amizade. Na maioria dos casos, pode perdurar como uma bela e sólida amizade, unindo muito mais firmemente do que o amor propriamente dito.
É realmente muito interessante essa subtil diferença entre amor e amizade.
Ficam alguns pontos no ar... o assunto demanda retorno. Há muito ainda que se falar sobre amizade, amor, paixão, afinidade, falsidade....
Sem comentários:
Enviar um comentário